Arte | Diga tchau a timidez

Teatro a ferramenta contra timidez

Por Dani Pessôa

tchautimidez

Em muitas etapas da vida ela se faz presente. Para algumas pessoas, enfrentar a timidez é algo mais complicado do que se imagina.

A dificuldade se maximiza diante a necessidade de falar em público, pisar no palco, se apresentar em um seminário na faculdade até mesmo ao trabalhar em equipe, ou se expor independente da situação.

Muitas pessoas evitam  socializar-se , e ficam apavoradas só em pensar  que poderão se tornar o centro das atenções em alguns momentos. Todo esse pavor geram sintomas como pânico, medo, ansiedade, nervosismo.

A timidez pode ser notada sob vários aspectos físicos tais como; ao falar a pessoa fica com rosto ruborizado, gagueja, e as pernas ficam trêmulas. Já através da postura corporal é nítido dois indícios, a fala em mínimo volume e o olhar projetado para o chão.

Ser tímido se difere de ser introvertido. O tímido sofre pela inibição e ao buscar o contato social . Já o introvertido é mais reservado, prefere ficar em casa lendo um livro do que sair.

As pessoas tímidas devem melhorar alguns aspectos pessoais e emocionais, além de se esforçarem em ampliar seu convívio social.

Utilizar o teatro como ferramenta contra a timidez, faz com que a pessoa conviva com as outras, treine habilidades sociais, comportamentais, além da capacidade em comunicar-se.

O teatro também ensina como expressar sentimentos, fazer e receber críticas construtivas e elogios. Através da construção da personagem, jogos dramáticos, técnicas de improvisação, dinâmicas de desinibição, e expressão corporal a pessoa perde o pavor em ser o centro das atenções .Desta forma a insegurança de falar em público diminui com o tempo.christian louboutin faux shoes Replica louboutin shoes black and red la boutine shoe imitation