Saúde | Gagueira

Disfemia a gagueira é um distúrbio

Por Dani Pessôa

                                                    Imagem.: Show&Art

01022015d

Interrupções na fluência verbal e prolongamentos audíveis, de sílabas e sons. Além de insegurança, irritações, medo ou excitações são considerados distúrbios, chamado disfemia popularmente gagueira. Existem dois tipos da mesma a adquirida, nomeada também como neurogênica, e a do desenvolvimento.

A gagueira adquirida é mais rara, pois é causada por um derrame, traumatismo craniano ou em casos que o cérebro tenha sofrido algum prejuízo, lesões. Já a gagueira mais comum é a do desenvolvimento, distúrbio que surge entre dois a cinco anos de idade, esta típica interrupção na fala verbal não apresenta causa conhecida, porém é prejudicial a comunicação do indivíduo, gerando problemas psicológicos, sociais e econômicos.

Um distúrbio biológico, além de social e emocional, a gagueira tem tratamento com fonoaudiólogos e psicólogos, que fornecem técnicas e procedimentos específicos a causa. O tratamento pode ser efetuado em qualquer idade, diminuindo significativamente ; mas deixando um ou outro vestígio discreto.

fauxs crhistian louboutine Cheap Christian Louboutin fake christian louboutin bridal shoes