Personalidade | Rita Ferreira

Sucesso na tv

Por Dani Pessôa

Talentosa, carismática e deslumbrante … Logo de cara, são alguns poucos predicados que podemos ver nitidamente em Rita Ferreira. Atriz competentíssima, destaca-se em diversos quadros do renomado programa “A Praça é Nossa” do SBT. Com alto astral contagiante, a bela concede ao Show&Art uma entrevista super especial.

                                                             Imagem.: Divulgação

Rita

Show&Art .: De toda bagagem cênica adquirida nesses anos de televisão, existe uma que possa eleger como a mais importante ? Qual cena vai se eternizar para a sua história ?

Rita.: Elucidar apenas uma cena em meio a tantas e com tanta gente excelente atuando comigo fica até difícil (risos)… mas gosto de citar sempre o grande e saudoso Ronald Golias onde minha primeira cena foi com ele, Canarinho sempre impagável até nos ensaios, Fafy Siqueira, Moacyr Franco, sem falar no próprio Carlos Alberto de Nobrega, e tantos outros que ao longo de 11 anos de casa pude contracenar.

Show&Art.: Que formato de trabalho te fascina mais, teatro, tv, ou filmes publicitários ? Você acredita no conceito de que cada take é um novo desafio?

Rita.: Costumo dizer que cada “veículo” tem uma linguagem diferente. No teatro você vê a reação do público na hora, ou se já, você tem que estar totalmente entregue, pois se não for bem, não vai poder voltar e refazer a cena, afinal amanhã será outro público. Já na TV, a grande maioria das vezes tudo é gravado, mas temos que manter a mesma energia como se estivéssemos ao vivo, já os filmes publicitários como são muito rápidos, devemos ser diretos para passar a mensagem em 30 ou até 15 segundos! Então diante disso, eu digo que não só cada cena é um desafio, mas cada formato também, pois a mesma cena é feita de maneiras totalmente diferentes, de acordo com o veículo que irá apresentá-la. Assim deve pensar o ator criador.

Show&Art.: Sua paixão pelas artes cênicas deve-se a algum fato de sua vida ? Que fatores mais te motivam para estar com todo pique em cena ? Poderia também compartilhar conosco, seu processo como atriz ao estudar os textos ?

Rita.: Na verdade, comecei a estudar artes cênicas porque sempre gostei de TV, mas o “bichinho” do Teatro me mordeu e não consegui mais parar! O teatro acaba sendo sua verdadeira base para uma boa interpretação, seja qual for o segmento. No início minha maior preocupação era justamente como fazer para decorar tanto texto, mas com o tempo aprendi que o principal é você compreender a personagem e realmente “se vestir dela”, assim o texto acaba se tornando simples, natural e verossímil.

Show&Art.: No programa “A Praça é Nossa”, além da comédia muito bem interpretada por você e elenco, fica nítido aos telespectadores toda coreografia de movimentos e explosão cênica. Este trabalho de corpo, são marcas previamente dirigidas a cada cena; ou como atriz tem grande liberdade para criar, podendo inserir elementos da dança-teatro?

Rita.: Assim como no teatro, no estúdio também temos que obedecer à direção, até porque em se tratando de TV, nosso espaço fica um pouco limitado devido às câmeras, daí vem a importância de ser um ator preparado para as diversas possibilidades cênicas que possam acontecer. É muito importante que um ator tenha total noção do espaço que pode ocupar, assim como uma boa expressão corporal, e isso devo muito à dança, que sempre me acompanhou desde cedo. Antes de ser atriz, fiz parte por mais de 5 anos de um grupo de Dança de Rua, e depois estudei dança para musicais e dança de salão. A atividade física, tem que fazer parte da sua rotina para qualquer área que seja! Certa vez, fiz uma peça infantil, em que minha personagem tinha que dançar tango, eu nunca tinha estudado esse ritmo, mas graças à minha consciência corporal, o coreografo não teve dificuldades em me passar a coreografia.

Show&Art.: Mesmo com tanto sucesso nesses anos todos de carreira, existe algum formato de trabalho que gostaria de experimentar ? Naturalmente, pelo fator da vivência cênica ficamos íntimos das técnicas e elementos surpresas. Em cena costuma usar essas ferramentas como cartas na manga?

Rita.: Ainda não trabalhei com cinema, apesar de ter feito inúmeras campanhas publicitárias que utilizam a “linguagem cinematográfica”. Sempre que surgia uma oportunidade eu já estava engajada em outro projeto.

Quantos às técnicas utilizadas, com certeza elas são de suma importância, principalmente no início quando o ator ainda não tem muita vivência cênica, mas com o tempo, a experiência nos faz ficar mais confiantes, onde acabamos fazendo uso até da improvisação. Lembro-me que estava viajando pelo interior com a peça “Um Certo Machão”, na cidade de Marília (público maravilhoso por sinal), e no meio de uma de minhas cenas, começou uma discussão feia na plateia entre um casal (estavam quase se batendo), toda a atenção do teatro estava se voltando para trás, então aproveitei minha personagem que era uma empregada cômica, e disse que aquele casal eram os meus vizinhos mais violentos, o teatro veio a baixo com tantas risadas, no final a plateia acabou achando que aquilo tudo fazia parte da cena! É claro que as técnicas são importantíssimas mas a vivência te faz ter segurança de brincar em cena.

 

A bela atriz Rita Ferreira deixa sua mensagem aos webleitores Show&Art .:

Antes de embarcar no ofício de ser ator, faça a seguinte pergunta: Quero ser ator ou quero fama? Pois há uma grande diferença nisso, muitas pessoas acham que é fácil, basta ter um carinha bonita e está tudo certo… a beleza e a fama são efêmeros, quando isso tudo passar só quem realmente gosta , se preparou e principalmente estudou, é que vai permanecer nela! Obrigada pelo carinho Dani e parabéns por abrir espaço para divulgar arte. Beijos a todos!