Personalidade | Marcos Munrimbau

Uma grande voz entoando Canções

Por Dani Pessôa

A genialidade cantada palavra a palavra.  Se possível fosse; poeticamente, definiria o modo e o estilo de obra desse exímio artista.  A arte em cena que com seu talento produz, tem sido dinâmica e reflexiva. Ao interpretar suas composições, o músico e compositor Marcos Munrimbau, apresenta um vasto repertório autoral.  Na setlist dos shows estão presentes os sucessos; “ Viva A Nossa Amizade”, “Louco”, “Maculelê Batalha”, “Festa de Todos” entre outras diversidades. A fase atual é de intensa alegria ao intérprete; que fixa-se em Cartaz no Espaço Cult, quadro de grande prestígio do Programa Show&Art . LEIA A ENTREVISTA . 

                                                        Imagem.: Divulgação

MMcantorShow&Art .:  Suas apresentações tornam-se grandes performances pela plasticidade cênica e sonora que interpreta no palco. Como define e produz cada elemento ao show ?

Marcos Munrimbau.: Gosto de observar e compartilhar saberes, analisar  e refletir acerca das diversas estéticas sonoras e aspectos cênicos. Nesse sentido, toda definição brota de um conjunto de fatores, desde a mais valia das produções atuais, como o ato de experimentar novos sons, frases harmônicas diferenciadas, poesias marcantes e uma boa dose de intuição durante o processo.

Show&Art.: Formatar o repertório e escolher quais de suas composições irá gravar e apresentar ao público, é considerado também um processo criativo. Esta etapa do trabalho, julga ser difícil? 

Marcos Munrimbau.: Não vejo muitas dificuldades nessa etapa do processo. Acho que talvez o grande desafio é fazer com que os parceiros instrumentistas embarquem de corpo e alma na produção toda. Dessa forma, tudo fica mais fácil, a aura de criatividade se retroalimenta, a plateia reconhece o trabalho, as energias formam um todo construtivo e as emoções afloram.

Show&Art.: Conte ao público “S&A” como a canção “Viva a Nossa Amizade”  foi escolhida para ser o carro chefe deste incrível e atual trabalho! Se possível for, compartilhe as fases de seu processo criativo !

Marcos Munrimbau.: Fácil é amar e conviver com os que pensam como nós.
Desafiante é respeitar, ouvir e entender os que pensam, sentem e veem o mundo diferente de nós.
E como são ricas as diferenças, os contrastes, os sabores.
Sem o conflito, não existe mudança, evolução, crescimento.
Sem o conflito, não existiria vida.

“Viva nossa amizade” traduz muito do meu sentimento ao assistir desolado tantas amizades se desfazerem diante dessa crise econômica, política e moral em que todos nós estamos imersos. Quanto ao processo criativo, houve dois momentos: avaliação e reflexão acerca dos fatos atuais, atrelados na conjuntura política. Num segundo momento, a criação de uma melodia singela que passasse a ideia de canção de ninar, acalanto, singeleza e acolhimento.

Show&Art.: Quais as artes que mais te inspiram a compor e estar em cena interpretando ? Os diversos formatos de leituras influenciam você ao criar suas obras musicais ?

Marcos Munrimbau.:  Todas as artes me inspiram! Mas não vou negar que depois da música, o cinema é arte que mais me desloca a uma dimensão além daqui. Leitura é um combustível essencial para o viver. Os livros são maravilhosos parceiros, estimulam a imaginação e nos elevam para construções cognitivas mais abrangentes.

Show&Art.: A arte musical é composta por histórias. E em cada canção que produz, você vai deixando a cena da MPB mais rica culturalmente; deve-se isso ao seu talento e altíssima qualidade vocal, musical e carisma em cena. Atualmente no palco, quais de seus sucessos melhor te representam no quesito interpretar ? Promova também um briefing das músicas “Louco”, “Maculelê Batalha” e “Festa de Todos” para que todos conheçam as diversas mensagens transmitidas ao público.

Marcos Munrimbau.: Atualmente são muitas as canções que traduzem interpretações fantásticas, mas, a música “Vida”, (composta por mim alguns anos) que estará presente no meu próximo Cd, é uma das que requerem grande interpretação.

“VIDA”  Letra e música: Marcos Munrimbau 24.07.08

EU PRECISO CHORAR, ME DEIXA

PRECISO SACRAMENTAR MINHAS QUEIXAS

PRECISO ENCHERGAR TODA LUZ DA MANHÃ

E NÃO SER DESUMANO

A VIDA É PRESENTE INFINITO, FEMININA,

O MANTO QUE AQUECE TODOS OS SENTIDOS

 PLATAFORMA QUE DEUS  CRIOU

 MISTÉRIO QUE SÓ SE DESVENDA

 SE VIVERMOS O AMOR

“Louco” é uma crônica social. Essa música toca no tema que envolve as questões das drogas, das dificuldades dos pais lidarem com esse drama que nos assola.

Maculelê Batalha é o guerreiro que está dentro de cada um. Figura emblemática nas rodas de capoeira. Maculelê é dança guerreira, movimentos acompanhados por lindas canções. 

A festa de Todos ” Ayê é uma palavra africana que significa “VIDA”. É algo mais que somente uma palavra, é uma grande FAMILIA. É uma festa que tem amor e carinho nos momentos das novas colheitas. Terra, Mundo Terrestre, designavam a África

 

Navegue e Conheça A Obra do Artista .:

Ouça agora neste canal e no Portal Show&Art https://showeart.com.br/ o sucesso “Viva A Nossa Amizade” !

Rádios de todo o Brasil ouçam e contatem ! Vale executar os sucessos desse músico.

Curta o Canal Oficial do Artista
https://www.youtube.com/channel/UCAqh6TGU3t1YUK6FjuvZ1Rg
Empresários, Contratem este Show
(11) 2236- 9826 | (11) 9.9504-5780