Arte | Corpo cria com Criatividade

Uma tradução ao corpo

Por Dani Pessôa

                                                       Imagem.: Show&Art

241115d

Tradução Corporal existe de fato? Algo complexo de responder fora da lógica artística. Ao assistir uma coreografia composta por movimentos encenados na dança, há uma busca por palavras que nos falam sobre as expressões? Estas perguntas que visam explicações sobre o criar em cena, são respondidas dentro de um contexto ou seja;  com uma história contada em espetáculo,no qual se estabelece um tema e com o desenrolar do conto, as ações  casam-se entre si.

Quando  se dança, expressões marcantes são executadas aos olhos do público. Mínimos detalhes transformam a coreografia causando efeitos performáticos. A cada passo ou cena exibida coreograficamente existe uma história, cujo corpo deve contá-la interpretando os movimentos. Traduzir as ações transportando-as em gestos ou movimentos nem sempre é fácil.

O corpo fala através dos passos junto ao ritmo, e a maior dificuldade ou desafio artístico é o olho no olho com os expectadores. Enfrentar  esse foco e manter-se concentrado ao  andar, correr ou apenas o ato de ficar algum tempo parado é desafiador ao artista bailarino.

Nosso corpo artístico fala por expressões e dialoga por movimentos, a comunicação completa tem uma amplitude gigantesca. A troca de energia e emoções acontecem em um dos pontos fortes  da cena, enaltecendo-a ainda mais com o objetivo de enfatizar a mensagem a ser transmitida.