Arte | Cartas na manga

Os truques e desafios da dança ao vivo

Por Dani Pessôa

A dança e suas variações na prática, são constantes quando se trata de um trabalho ao vivo e televisivo por meio do improviso. É um grande desafio e portanto necessário ter cartas nas mangas quando o desafio é dançar canções que jamais ouvimos antes.

art14

Neste caso o único recurso é inicialmente ouvir a música, e em questão de instantes reproduzir corporalmente um gestual ou movimento, manter-se atento a letra e mentalmente contar o tempo junto a segurada de um movimento. Para que não haja longas repetições de um mesmo movimento, o jeito é contar os tempos junto aos sorrisos que são mantidos em cena efetuando a troca, tudo mediante a contagem pela voz do cantor , ritmo fornecido por ele ou seguir o instrumento mais evidente na canção.

Ter êxito em uma proposta desta, por ter dado conta de um trabalho desse formato, é necessário dominar o estilo performance , saber ocupar o pequeno espaço cênico, e apostar nas expressões faciais. Em canções românticas um truque é a aposta em detalhes de pernas e mãos ou o ritmo em tempo do estilo pinapple . Já quando o tema é sertanejo raiz ou forró, prestar atenção na letra da música e deixar o gestual dominar; pois o pouco provável deve-se realizar mesmo que seja por meio da dança teatro ou performances dançantes.