Arte| Artifícios aos Jogos

Memórias espontâneas jogadas em cena

Por Dani Pessôa

                                                                                                   Imagem.: Show&Art

010915d

Artifícios artísticos são recursos que buscamos dentro de nós mesmos. Explorando o campo das emoções, visamos representar nossa bagagem ou ainda descobrir elementos, criados por ferramentas espontâneas com intuito de aderir tais insigths ao repertório habitual.

Um formato funcional para conseguir gerar estas coisas boas rapidamente, é criar um clima favorável a si mesmo; para que venha à tona todos os elementos necessários a interpretação. Esta via emotiva com o passar do tempo, torna-se uma grande habilidade aos artistas performáticos.

Muitos jogos teatrais propõem esquetes e exercícios que estimulam a capacidade criativa artística. Com a mesma técnica inibimos a timidez e deixamos de lado o nosso eu, para viver em um papel a situação indicada na atividade. Esses testes laboratoriais que muitas vezes são adaptados, facilitam a forma de exprimir sentimentos.

Como expressar  vivenciando em cena duas palavras aliadas; amor e dor em tempo único, dando o texto e as expressões corporais? Outra questão dificultosa, é anular o texto e encenar movimentos coreográficos. Realmente os truques só se tornam mágicos, depois que sentimos o feeling de qual levada seguir.

Para trabalhos que traz como intuito, a execução de mensagem carregada por sentimentos ao extremo; é primordial anularmos nosso eu e vivenciar cada pegada que está sendo estimulada organicamente, mesmo sendo um ato espontâneo ao improviso; pois quando a fala da voz se anula, o representar obviamente torna-se complexo.

Uma exemplificação ao raciocínio inicial do artista em laboratório e palco de experimentos é; quanto menos elementos forem concedidos o grau de complexidade aumenta; já que o ato e raciocínio a serem apresentados em cena caminham juntos.

Exprimir a dose exata de emoções exige muita técnica e naturalidade. Já quando a cena é composta por diversos elementos, com apenas um gestual podemos dizer tudo até sem ditar o texto vocalmente. O trabalho artístico é algo provocativo, que também deve provocar seus expectadores, remetendo-os a filosofar e decifrar os motivos de tudo que acontece.