Arte | Uma Sintonia para a Felicidade

Biodança gera vida e Dançaterapia arte para sua vida

Por Dani Pessôa

daniartigo

Movimentar-se traz  registros corporais e reações psicológicas que jamais imaginamos. Todas as ações e traumas são oriundas de emoções e flashbacks somatizados .

Sensações despertadas pelo corpo nos tranquiliza, equilibra nosso estado emocional e ainda propicia um trabalho de apoio psicológico. Indicado para pessoas  com alta sensibilidade a introspecção ou seja; o ato de somatizar acontecimentos negativos , resulta num agravante  problema de saúde. Quando esta incógnta vêem à tona, uma alternativa como válvula de escape é dançar. Mecanismo aplicável  no campo artístico psicológico a  Dança Terapia e a Biodança poetizam o encontro humano e a razão de nossa existência.

Dançar alegra a vida, fortalece os músculos entre uma série de benefícios equilibra corpo e mente. Mantê-los sintonizados  induz  nosso estado emocional  ter uma resposta harmoniosa. Experimentar movimentos na dança traduz o ato de exteriorizar as emoções, manisfestar insatisfações pessoaias, muitas vezes somatizadas em nossa vida, até mesmo quando crianças mediante a uma pequena frustração da qual não soubemos lidar com a mesma naquele momento,podendo ser até um trauma durante o parto;  nosso primeiro choque no momento exato que saimos do útero da mãe para encarar a “independência” por nós mesmos . O fato de estarmos ou não  maduros para situações inesperadas, ou melhor  grandes choques concretizam-se em maioria  quando o elemento surpresa é negativo . Por possuirmos memória fotográfica e sensorial, além dos demais sentidos do corpo e mente captamos tudo.Portanto nossa condição humana, impede de filtrarmos sentimentos bons de ruins em um primeiro momento; por isso diversas vezes é raro deletarmos tal fato. Em maioria, o máximo que nossa capacidade permite é fazer um backup  excluindo em partes ou por períodos, traduzindo  uma defesa perante a situação de risco ao enfrentarmos   outro  fato similar que emocionalmente seja maior, este faz revivermos instantânemente a ação.

Libertando-se da Assimilação …

Capazes de adestrar cada vez mais nossa memória fotográfica e inteligência corporal, infundir a vida de arte combate grande parte dos nossos problemas. Mediante ao auxilio psicológico, é possível encontar alternativas , caminhos próprios e isso eleva a autoestima do ser humano que sente-se capaz e confiante.

Desbloqueando os Medos

Medo difere-se de trauma. Na arte terapia podemos analisar o medo como algo que todos possuímos, mas de uma forma ou de outra pelo próprio autocontrole conseguimos evitar. Este porém causa reações desagradáveis, mas desfocando do mesmo instântaneamente apaga-se . Já os traumas, são praticamente impossíveis de conviver afetando as emoções mais íntimas da pessoa,acrescentando cada vez mais barreiras e gigantes obstáculos.Estes impedem que a vida do indivíduo seja vivida de forma feliz.

Para reabilitação de um corpo feliz é preciso fundir uma terapia psicodinâmica: muisoterapia, arte terapia, psicodrama, teatro terapia, dança terapia entre outras pertencentes as terapias expressivas. Esse conjunto tem como base a unificação da psicologia e arte.

Pessoas mediante a um impacto agravante, indica-se reestabelecer-se emocionalmente através da terapia artística como a Dança terapia e paralelamente ou posteriormente, experimentar a Biodança. Este diagnóstico de fato, é uma constante invariável devendo ser avaliada de acordo com o crescimento, amadurecimento no campo psicológico. Já que no artístico só há ganhos.

Interando com a Biodança …

Mais atual e focando aspectos inovadores que a dança terapia a Biodança vêem ganhando um campo cada vez maior consolidando-se por sua abordagem terapêutica pedagógica. Na biodança trabalha-se potencialidades humanas adormecidas ou bloqueadas em cada ser indivíduo. Utilizando a música, induzimos o movimento. Ao mudarmos de movimento, mudamos o movimento de nossa vida.

Biodança gera vida e Dançaterapia arte para sua vida

Usada também como experiência educacional e reeducacional na biodança visa-se o desenvolvimento pleno da pessoa em sua verdadeira essência, valorizando a capacidade de Criar, Amar, Viver  em sua totalidade e liberdade.

Já a Dança terapia baseia-se no conceito Junguiano. Sendo uma das três principais artes cênicas da antiguidade, ela reduz o estresse, firma a autoestima, auxilia  na melhoria da imagem corporal, diminui a ansiedade, depressão e isolamento. Utiliza de movimentos corporais como processo de criação artística, favorecendo a uma imaginação ativa.

Em aspectos gerais, ambas auxiliam os indivíduos a evoluirem. Transformando-se em  seres melhores consigo, com a sociedade, família e na vida de modo geral. A arte faz com que desperte o amor próprio, a consciência corporal, emocional e psicológica. Olhando o mundo por diversas ópticas. Arte é mais que amor é vida, faz parte da vida. Experimente, tente, recomece, crie ou reinvente nunca é tarde quando se percebe e sente que há possiblidade para aprimorar-se. Agora que tem alternativas nas mãos, decida qual caminho seguir . Arrisque!  Permita  descobrir  o que há com você e em você!

 faux black shoes with red soles cheap louboutin replica halston dress