Personalidade | Ricardo Reis

Samba Raiz, em estilo inovador ao Mercado

Por Dani Pessôa

O Mineiro artista Ricardo Reis, atua, coreografa e interpreta seu mais recente trabalho musical. Amante do Samba Raiz, imprimi em sua arte de cantar;  carisma e talento à cena. Em cartaz na Tv, agora destaque do Espaço Cult ao Programa Show&Art, ele conversa conosco do Portal !

RReis

Show&Art.: Suas vertentes artísticas representam uma trajetória de sucesso.  Seu primeiro momento em um palco foi como ator, coreógrafo ou cantor?

Ricardo Reis.: Interessante; eu  estudava dança moderna/contemporânea em uma escola na minha cidade BH,Escola de danças clássicas “Ana lúcia” estávamos em um ensaio para um espetáculo de final de ano, quando a coreógrafa da cia chegou na sala, e perguntou se tinha algum ator para representar um quadro dentro da coreografia, todos se olharam, porque não tinha… (risos). E ali surgiu o meu interesse pelas artes cênicas. Meu primeiro momento em um palco foi em um espetáculo de dança, no teatro “Palácio das Artes” em Belo Horizonte.

Show&Art.: Qual música tem predileção em interpretar? E quais canções autorias aposta lançar no mercado musical atual? Se pudesse definir em palavras, a importância do “Espaço Cult” à sua obra , como se expressaria?

Ricardo Reis.: Nesse trabalho proposto não tem nenhuma música de autoria minha, foi uma opção gravar, e estar como interprete nesse momento. Decidimos eu, e o meu produtor musical “Hugo Silva” gravarmos alguns compositores que já tinham um nome no mercado da música, entre elas esta a musica de trabalho “Ficamos na mão” compositores; Jhonatan Alexandre e Mozart do Cavaco; gosto muito de interpretar esse samba pela história da letra. A importância do Espaço Cult a minha obra, se dá pelo profissionalismo e o respeito  com o artista!

Show&Art.: Como ator, fez grandes marcos no teatro, tv e cinema. Conte-nos sobre o privilégio, de ter recebido indicação à um de seus trabalhos ao Festival de Cannes !

Ricardo Reis.: Tive a Benção de Deus em minha vida; na qual me deu a oportunidade de participar em três novelas do SBT; Marisol, Pequena Travessa, e Sangue do Meu Sangue. Logo após veio a oportunidade de participar de um seleção competitíssima para a peça de Plínio marcos “O assassinato do Anão” Com a direção de Marco Antônio Rodrigues. Para seleção, tínhamos que saber; cantar,dançar,interpretar e técnicas de circo, e eu tinha os requisitos, concorri e fui aprovado. Após este, fui convidado a participar de um curta “Justiça ao Insulto”, com roteiro maravilhoso de Bruno Jorge. Fomos convidados a participar de um festival no Rio de Janeiro, e depois o filme foi para o Festival de Cannes.

Show&Art.: Musicalmente falando o ritmo Samba Raiz , sempre descreveu suas origens ? Além de levar alegria, canções bem produzidas que é sua prioridade, quais mensagens e reflexões deseja transmitir ao público ?

Ricardo Reis.: Em Belo Horizonte, sempre rolava uma roda de samba as segundas feiras “segunda sem lei” e  aos domingos os sambistas se encontravam em uma roda de samba no Bairro São Paulo, no Curral do Samba, não sei porque o do nome (risos),mais por lá aparecia: Marquinho Satã, Zeca Pagodinho ,Leci Brandão, Fundo de Quintal ,e os sambistas de BH, como.Serginho Beaga,Toninho Geraes, nome que foi apadrinhado por Zeca Pagodinho, e no meio desses sambistas, estava um adolescente aprendendo e observando esses mestres! Vejo que o respeito e a humildade será sempre o caminho para humanidade; por isso o meu sempre respeito para com o público que admira o meu trabalho.

Show&Art.: Ao futuro próximo e a longo prazo o que projeta à sua carreira? Entre esses planos está prosseguir como líder ao trabalho social que realiza?

Ricardo Reis.: Trabalho social sempre foi minha vertente, sou um dos fundadores do projeto “Samba no Asfalto” esse projeto realiza uma roda de samba para comunidade uma vez por Mês, e estamos tentando voltar as aulas para as crianças da comunidade aulas essas de: dança ,teatro, percussão e Harmonia; paramos por falta de recursos. Quero muito poder fazer um projeto para atender idosos com aulas de danças ,teatro, música, e junto um profissional da área de fisioterapia.

 

Contrate o Show desse Artista .:  (11) 9. 8584 – 9503 ou Contate a Show&Art Produções (11) 9. 8687-3971