Personalidade | Paulinho Del Ribeiro

Grande artista comanda programa na tv

Por Dani Pessôa

A vida do multi artista Paulinho Del Ribeiro, além de ampla é vitoriosa. Com obras renomadas na bagagem, dedicou –se a inúmeras nuances do teatro e canto. Investiu também seu potencial no segmento empresarial e vive agora; um momento bem mais que especial na televisão ao apresentar seu Programa “Som & Sabor Brasil”, transmitido pela Tv Gazeta e Rede Tv. Com a agenda repleta de compromissos, o carismático Paulinho concede uma super entrevista ao Show&Art , no nosso estilo bate-papo !

                                                                    Imagem.: Divulgação

PDRib

Show&Art .:  Sua vida sempre foi os palcos, mas após experimentar os diversos  segmentos que a arte possibilita, a nós multi artistas; quais trabalhos traz em sua memória emotiva por serem especiais à você? Em toda trajetória sempre idealizou trabalhos autorias?

Paulinho.: Desde de menino eu carrego a arte da interpretação, porque interpretar pra mim era viver algo que não me era próprio. Viver uma personagem é viver por alguns minutos uma vida alheia e transmitir dela os seus sentimentos. Assim, eu vivendo no alto de uma serra no sul de Minas Gerais, ainda menino, eu inventava meus personagens e dava vida à eles. Um dia, já morando na cidade, já frequentando um grupo de teatro amador, eu queria ir mais além dos pequenos papeis que me davam pra fazer e resolvi fazer uma peça de teatro sozinho. Decorei as 120 páginas de texto de uma peça monólogo, a qual se chamava “Castelo de Areia” de Pinheiro Rangel. Eu co apenas  19 anos interpretei  com barbas postiça um cantor de teatro lírico que após um acidente, bebendo pra esquecer a morte de sua família, tinha visões com as plateias de Paternon de Atenas e outras visões. Diziam que eu era louco, sozinho num palco, com duas horas de texto para interpretar. Mas enfim, a peça foi um tremendo sucesso e cheguei a viajar para algumas cidades com ela.

Este para mim, na minha vida, foi um trabalho que ficou na minha memória e foi sim, muito especial para mim. Tenho as minha ideias próprias, meus poemas, livros em andamento e até filmes, mas idealizo e tento transmitir o que eu acho bom, não só trabalhos autorais, mas de grande autores e grandes gênios da literatura e da música.

 

Show&Art.:  A concepção e ideia do formato de seu programa Som & Sabor Brasil, traz ao público sua assinatura ? Como está sendo explorar na tv a fusão do seu talento de ator ; ao declamar poemas clássicos, e ainda revelar segredos da culinária? É uma verdadeira performance apresentada aos telespectadores, com diversas linguagens artísticas e culturais,não é mesmo ?

Paulinho:  Sim.  Na verdade eu formatei este programa porque vivi tudo isto na fazendo, morando lá alto da serra. O fogão à lenha de minha mãe, da casa de pedras que era da minha de meus avós. A música sertaneja raiz estava sempre presente naquela cozinha onde mantinham um radinho de pilhas num pratelerinha de parede. Este programa foi uma forma de voltar as minhas origens, de fazer as coisas gostosas que minha mãe e minha vó faziam no velho fogão à lenha e também de ter de corpo presente na minha cozinha os artistas, duplas, cantores que eu só ouvia pelo rádio. No programa interpreto poemas, porque hoje, só mesmo com eles que deixo transparecer o meu lado de ator, pois penso que a poesia não tem que ser só declamada, mas sim interpretada. O poeta quando escreve algo forte, com certeza ele põe a alma ali, o sentimento, e isto é que tem que ser transmitido pras pessoas. Quanto a culinária, eu a trato da forma mais simples, porque foi assim que aprendi  com minha mãe e minha avó. A base simples dos temperos caseiros e claro, segredinhos que carregamos pra usar em terminados pratos, determinadas receitas. Esta minha performance no programa é que faz o programa aparecer, pois misturo tudo, a culinária que faço, os causos que conto, os poemas que falo, os personagens que envolvo na cozinha, a boa música e tudo regado de muita descontração.

 

Show&Art.: Quais das receitas apresentadas no programa, mais te remetem ao tempo de infância ? Tem predileção por algum sabor e som ? De todas as suas composições e canções qual mais combina com seu modo de encarar a vida ?

Paulinho.:  Acho que todas as receitas me remete aos tempos de criança. Lá onde eu morava não havia energia elétrica e minha mãe e minha vó  mantinha as carnes de porco embutidas em latas e gamelas de madeiras cheias de gordura para não estragar. A minha culinária é de lá da roça, do sertão, é mais carregada de temperos, sendo é claro que em alguns pratos necessitam da delicadeza de certas ervas que aromatizam e dão sabor. Tenho predileção pela culinária típica de Minas Gerais. Acho que é a quem tem mais variedades e aguçam mais os paladares. Talvez por ter nascido em Minas, mas isto não quer dizer que não aprecio a culinária de outros estados. O Brasil é um dos países do mundo que tem a suas culinárias mais variadas e apuradas.

Quanto ao som e minhas composições, devo dizer que, como disse antes, nasci e cresci ouvindo a autêntica música sertaneja raiz. Quando fui embora pra cidade com 10 anos de idade foi quando comecei a ouvir outros estilos de músicas, mas mantinha a música raiz na mente. Quando vim para São Paulo, já 20 anos, passei a conhecer de perto a MPB, Vinícius e Toquinho, Tom Jobim, MPB 4, Elis, Gal e tantos outros artistas de sucesso na época. Me encantei com a obra de Chico Buarque, que alias, cá entre nós, conheço tudo dele e até a voz dele consigo imitar. Com isso, hoje, devido a tudo isto, a passar a trabalhar com música,  a empresariar artista, como Rolando Boldrin, Nelson Gonçalves, e tudo mais, consigo compor nos dois estilos, no sertanejo e no estilo MPB, ou seja, como digo sempre, no meu lado Chicobuarqueano de compor.

 

Show&Art.:  Compor o repertório é um trabalho minucioso, ainda mais quando este é autoral. Esse processo criativo flui para você de que forma ? Aprecia ouvir quais estilos musicais? Traz consigo ou estampa em seus trabalhos, alguma influência desses que ouve?

Paulinho .:  Como disse, aprendi a gostar de tudo no mundo da música, pois acredito que a música é um estado de espírito. Há momentos que estamos bem pra ouvir este ou aquilo estilo de música. A minha influência musical, o meu modo de expressão, como disse, vem da verdadeira musica raiz e da obra de Chico Buarque. Não forço pra compor, pois a música brota em momentos mais diversos, ou seja, dirigindo , andando pelas ruas, praias … quando surge uma linha melódica, a qual vem sempre acompanhado de um verso, gravo no meu celular e vou trabalhando nela depois. Pode nascer uma sertaneja, uma sertaneja raiz ou ate mesmo um samba. Como diz meu maestro: “Você é um compositor eclético”.

 

Show&Art.:  Atualmente tem trabalhado qual música ? Mesmo com a carreira consolidada e tendo uma ampla  história por suas obras, ainda existe um grande desafio que deseja colocar em prática ? Conte-nos sobre seus projetos futuros !

Paulinho.:  Estou finalizando duas composições e uma delas é exatamente para voz do meu amigo Sérgio Reis. Cantarolei pra ele e ele gostou muito. Vamos gravar juntos e ela será incluída num CD meu, o qual somente agora começo a produzir e gravar. Desafios? Meu grande desafio, para dizer a verdade, está num grande e sonhado projeto focado numa outra grande paixão, o cinema. Acabei de escrever um livro que se chama “O CAÇADOR D FLORES SELVAGENS”. Desde que comecei a escrever este romance eu sempre o via como um bom filme. O meu desafio e grande projeto é transformar este livro num roteiro para o cinema e produzir um filme longa metragem.

 

O querido Paulinho Del Ribeiro,  deixa sua mensagem aos webleitores Show&Art.:

Uma mensagem tem que ser sempre bem carregada de otimismo e otimista eu sempre fui muito. Acho que… bom acho não, tenho certeza,  temos que acreditar naquilo que sonhamos porque tudo começa com o sonho. À  partir daí sermos o melhor  naquilo que propomos  ser, ter ou fazer com os nossos sonhos e desejos  seja lá qual for a profissão de cada um. Pois se acreditamos em algo que sonhamos a ponto de desenhar em nossas mentes e dar vida com os nossos sentimentos, isto com certeza ocorrerá e se fará verdadeiro em nosso futuro.

 

Entre no clima e sinta o gostinho da arte cultural .:

Canal Oficial Youtube .: https://www.youtube.com/channel/UCCZblWDGV-0hQecYLdnLkDQ 

 Programa Som e Sabor Brasil .: https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=som+e+sabor+brasil&tbm=vid