Personalidade | Lula Barbosa

Emotividade em canções

Por Dani Pessôa

Riqueza musical e criatividade distintas são características nítidas no belo trabalho do músico Lula Barbosa, que comemora 32 anos de carreira. Em suas canções, elementos como a naturalidade interiorana, e o vivenciar do cotidiano urbano na capital; nos motivam a apreciar cada vez mais seus grandes sucessos. Com uma simpatia inigualável o artista conversa conosco do Show&Art.

                                            Imagem.: Divulgação

lb

 

Show&Art.: A longa trajetória de sucesso, é algo que o motiva sempre a inovar seus trabalhos autorias ? Quais atitudes ou fatos te inspiram ao criar suas obras?

Lula Barbosa .: Acho que o artista tem que estar constantemente se renovando, se desafiando, e o que me inspira em minhas obras é o sentimento, são como as palavras se desencadeiam na poesia e os sentimentos que elas trazem para que eu desenvolva as minhas melodia.

Show&Art.: Entre todas as premiações já conquistadas, existe alguma que mais te emocionou?

Lula Barbosa .: Sim o segundo lugar conseguido no Festival dos festivais com a minha musica Mira Ira (povo mel) em 1985 pela rede Globo pois ali nascia o compositor Lula Barbosa.

Show&Art .: Como é para você ser uma referência no cenário musical ? Particularmente como explica seu grandioso sucesso como intérprete e compositor?

Lula Barbosa.: Olha só Dani, sucesso não se explica, é uma conjunção de várias coisas, mas, acredito que é seguir trabalhando, e dando o seu melhor é que você chega lá.

Show&Art.: Nesses trinta e dois anos de carreira, você tem ao menos 500 sucessos gravados por grandes nomes da música. Qual o sentimento que traz consigo por consagrar-se como grande compositor? Poderia compartilhar conosco, alguma história curiosa de uma canção conhecida?

Lula Barbosa.: É maravilhoso quando você faz uma música e esta musica ganha vida própria e passa a ser de um monte de gente, é muito gratificante pro compositor, uma historia curiosa foi com a musica Desejos e delírios, ela não era a musica de trabalho no CD do Fabio Jr, mas, ele ficou doente, com pericardite, doença do coração e as rádios começaram a tocar a musica Desejos e delírios que tinha como refrão “Corações, corações, são pequeninos grãos de areia tão fininhos que qualquer vento menino, leva pra outro lugar” e a musica estourou em todo o Brasil e posteriormente,USA, México e America latina.

Show&Art.: Você grava desde 1986. E de fato, a cada trabalho o artista visa inserir sua identidade a obra. De todos os seus cds qual mais apreciou fazer ? Qual desses trabalhos considera ser a sua cara?

Lula Barbosa.: Todo CD que a gente faz a gente se apaixona mas, CD Musicas que marcaram anoite ao vivo gravado na sala Funarte foi emocionante pois gravação ao vivo com a participação do publico é maravilho.

 

O gênio da composições Lula Barbosa, deixa sua mensagem aos webleitores Show&Art .:

“Aos queridos amigos do Show&Art, foi um prazer bater esse papo aqui com vocês, mostrar um pouco da minha carreira e minha arte, diria que não é fácil abraçar essa profissão cheia de altos e baixos mas, quando acendem as luzes da ribalta a alma da gente se transborda de amor e harmonia e a gente vê nos olhos dos espectadores a emoção e a comunhão de vida se materializando nesse curto espaço de tempo, e aí a gente sente que a nossa missão foi cumprida. Bjos