Personalidade | Carlinhos Pessoa

A arte do canto

Por Dani Pessôa

Professor de canto e técnica vocal , Carlinhos Pessoa é formado em canto popular e erudito. Atualmente o músico doa seu talento, ao preparar cantores para musicais , festivais e programas de tv do gênero The voice Brasil, Ídolos, Astros, Jovens Talentos e Fama, todos expressivos e renomados por sinal . Agora, Carlinhos cede um espaço na agenda para falar conosco do Show&Art !

                                                      Imagem.: Divulgação

CPessoa

Show&Art.: Para você como é ser uma referência em termos vocais, e ainda fazer parte da carreira artística de vários cantores , sendo o grande responsável pelo almejado sucesso ?

Carlinhos.: Oi Dani, prazer falar aqui para o pessoal do Show&Art. Então, fico feliz em saber que sou referência em termos vocais, (risos), não sabia não! Para mim a arte de ensinar canto é algo fascinante e estimulador! Vibro com o progresso de cada aluno, bem como suas conquistas, sucesso e fama, pois; indiretamente, acabo fazendo parte disso. Em cada cantor que vejo na TV ou ouço no rádio, que passou por mim, vejo um pouco de mim através do meu método. É natural isso, pois acabo me lembrando nos momentos das aulas, das dificuldades que assombraram cada um deles, e quando ouço ou vejo-os brilhando no canto pra mim é a completa realização profissional que cada professor almeja e trabalha para isso!

Show&Art.: Conte-nos mais sobre a concepção e objetivo do curso intensivo de canto “Eu e o microfone, o microfone e eu” !

Carlinhos.: Bom, o “CURSO INTENSIVO DE CANTO” é um curso onde apresento meu método AREIA. Neste curso apresento os 5 elementos básicos da técnica vocal, explico cada um deles, dou exemplo e aplico exercícios. Ja o curso “EU E O MICROFONE, O MICROFONE E EU”, é um curso que ensina cantores e profissionais da voz a equalizar a voz antes de se apresentar num show ou evento. Há uma estatística que revela que cerca de 60% dos cantores não sabem equalizar sua voz no microfone, 40% não tem ideia do que pedir na hora da passagem de som. Sendo assim, esse curso foi criado para ajudar essas pessoas e fazer cair essa trágica estatística!

Show&Art.: O método Areia de canto criado por você é conhecido e utilizado em todo Brasil, mas nem todos os nossos leitores Show&Art dominam este tema. Nos conte como ele surgiu, de qual forma é aplicado e quem é o público alvo a esse trabalho ?

Carlinhos.: O método AREIA foi criado a partir de 5 elementos que compõem a técnica vocal a saber: afinação, respiração, emissão, impostação e articulação. As iniciais dessas palavras formam a palavra AREIA. Criei esse método para chamar a atenção dos alunos, sobre tudo os iniciantes, para os 5 principais elementos da técnica. Ou seja, tudo começa a partir deles no canto, depois falamos de vibratos, coloratura, falsetes, drives, melismas, etc. O Areia é a base de tudo para quaisquer estilo também, seja mpb, rock, sertanejo, pagode, todos terão que passar pelo Areia para dominar a técnica e depois estarão aptos a seguir o estudo segundo a característica de cada estilo. Hoje em dia mudaram bastante as nomenclaturas e suas funções também. Por exemplo quando me formei há 25 anos atrás a Impostação era mais voltada à ressonância da voz, Wikipedia nos mostra isso até hoje, mas hoje esse termo é usado para falar da voz de um modo geral.

Show&Art.: Quando convidado a ser jurado, sua visão torna-se ainda mais técnica do que quando atua como preparador vocal ? É possível avaliar fazendo uso dos mesmos aspectos, ou a cada cena e proposta o foco e o valor da arte contemplada altera-se ?

Carlinhos.: É muito importante lembrar que no Brasil, infelizmente temos muito mais intérpretes que cantores. Cazuza, Cássia Eller, nunca foram referência de cantores técnicos para ninguém, mas excelentes intérpretes! Ideal seria ser os dois, (risos)! Mas aí ficamos limitados, Elis Regina era uma grande cantora e uma excelente intérprete! Então quando estou numa banca julgadora, seja em audição ou festival, não posso avaliar apenas o lado técnico, mas a interpretação também! O canto no palco, ou seja, em cena, é necessário avaliar tudo: técnica, interpretação, carisma, comunicação, postura, atitude, etc. E sim, cada cena tem seu valor, cada composição, cada cantor tem seu valor. Não podemos generalizar!

Show&Art.: A profissão coaching , preparador no seu caso vocal, torna-se cada dia mais reconhecida pelo público leigo. Mas os que não estão ligados a arte do canto perguntam-se, ser um personal trainner da voz difere-se do trabalho de coaching ? Explique-nos estas expressões ligadas ao seu trabalho em cada função que exerce brilhantemente !

Carlinhos.: Risos, como eu disse acima, hoje se usa tantos nomes, termos e nomenclaturas que até a gente do meio se atrapalha às vezes para identificar o que é o isso e o que é aquilo, mas no meu caso sou personal trainner de voz quando me contratam para lecionar mesmo, para dar aulas de canto e técnica vocal de forma individual. Ou seja, vou ser o treinador vocal pessoal daquela pessoa. Já considero o trabalho de Coach quando alguns artistas me solicitam para trabalhos específicos, acompanhamento em estúdios, direção no estúdio, projetos rápidos, e ao encerrarmos encerra o meu trabalho também.

Carlinhos Pessoa deixa sua mensagem aos webleitores Show&Art.:

Creio que a melhor mensagem que posso deixar aos webleitores da Show&Art é: ESTUDEM, me formei em 88, comecei a lecionar em 93 e jamais deixei de estudar, estudo canto até hoje! Com o advento da internet as informações chegam numa velocidade incrível a todos, e se nós, principalmente professores, pararmos, nossos alunos nos engolem em termos de conhecimento, risos! Descobri ao longo dos anos que quanto mais eu conheço de canto, mais eu descubro o quanto preciso conhecer!! Obrigado a todos e muito sucesso à galera do Show&Art !!!

Curtiu a entrevista, siga a vibe musical .:

Profile Facebook.: https://www.facebook.com/carlinhos.profissional

FanPage.: https://www.facebook.com/pages/Carlinhos-Pessoa/305087162852954

Vídeo Release.: https://www.youtube.com/watch?v=fDTiUlWnwns