News| Nutrido do tato ou domínio da Semiótica?

Um toque com olhar e olfato alimenta-se por papel

Por Dani Pessôa    

                                            Imagem.: Show&Art

300815d                                       

Qual o estilo de leitura mais absorvemos? Uma boa pergunta para ser analisada com cautela, não é mesmo? Na verdade é preciso a junção de muitos elementos, para traçar tipos de um único leitor; pois aspectos que contam são as bagagens que moram dentro dele, quantas viagens já fez, por quais caminhos refletiu e até mesmo quantas vezes praticou o que leu.

Se houve prática a tal ideia, esta transformou-se em hábito? Para cogitar uma resposta indefinida e sempre em plena transformação é necessário indagar, questionar, pesquisar e com uma dose de humor e maturidade no assunto, filosofar.

Para cada estilo de leitor há um perfil traçado, não que seja regra. Mas alguns não abrem mão de determinados gêneros e formatos. Habitualmente um leitor voraz, popularmente conhecido como rato de biblioteca, come os livros com os olhos no sentido figurado, mastigando cada palavra. E uma regra é perceptível ao fato; quem muito lê, escreve bem! E o leitor exemplar é inquieto e sua inconstância busca uma nova leitura de mundo.

A arte da leitura e da escrita, nasce por meio de estímulo ainda na infância.Talvez por conta da necessidade, cresce a cada dia o público de leitores tardios; uma situação interessante, na qual em maioria iniciam-se ao gibi um formato atrativo à todos mesmo estando no segmento entretenimento. Ler do fácil ao complexo é o mais importante. Cada indivíduo organiza-se de uma maneira para produzir seu conhecimento ou entretenimento; em massa a ação de ler é dada por uma motivação; uns focam as artes e cultura, já outros trilham a linha do informativo, investigativo, ação, mistério.

E em outro formato de público, vemos nixos que trocam jornais por sites, revistas por televisão ou livros. Toda leitura é válida, mesmo estando nos padrões da semiótica; mas ler sobre aspectos nutrindo-se de conhecimentos gerais, é fato que o contato pelo papel é insubstituível. Temos a consciência que, leituras diversas e seus formatos, englobando o antes e após a tecnologia sempre serão imprescindíveis.cheap imitation christian laboutin christian louboutin shoes replica replicas crhistian louboutine