Arte |Vivenciando o ver

Para saber ver é necessário vivenciar

Por Dani Pessôa

 

                                        Imagem.: Show&Art

040815d

Ao realizar uma auto análise ou fazer um balanço do acontecido nos últimos anos, com intuito de contar rapidamente um fato; vem a memória apenas momentos , hábitos,atos e gostos que estamos efetuando dentro de um certo período; o atual vivenciado naquele momento. Porém alguns hábitos e gostos nos acompanham por toda vida.

Ao longo de nossa história passamos por muitas circunstâncias, e ao narrar por segundos nosso passado e expectativas de um futuro ainda distante, isolamos as informações esquecendo detalhes; pois bem quando falamos de uma personagem já interpretada, é assim que se dá o processo. A mesma marca o artista, por características e emoções mas fica no passado e perdemos os mínimos detalhes. E por falar em futuro, temos uma noção do que poderá acontecer; digo que nem se passa pela mente do ator, a maioria dos textos que serão designados a ele representar.

Grande parte do trabalho é a busca insistente do ver e vivenciar aos poucos cada informação, para que tudo possa ser absorvido. Nutrir expectativas, faz parte da vida das pessoas e do trabalho do ator também. Mas em nossa ampla jornada de atuação, que gera vidas de época em época, assumimos um papel em cena, o de saborear o ato de vivenciar e ver o que acontece. No entanto por elemento surpresa, surge espontaneamente uma afirmativa, é o melhor e mais desafiador papel! Cabe neste momento viver o improviso.