Arte | Tv uma prática ao perfeccionismo

Passos contados

Por Dani Pessôa                                  

Palcos, cenas e formatos, para cada trabalho uma realidade diferente. Nesse aspecto não existe uma constante, e sim uma contagem para explorar de maneiras adversas o espaço cênico. Na tv todo espaço é milimetricamente calculado, quem está no vídeo tem noção de como ficará, mas no momento de atuar seus olhos estão frente as câmeras, aos olhos do público enquanto a técnica domina os ângulos na condução do trabalho.

11

Quem faz tv, habitualmente conta os passos tanto para dançar quanto ao atuar. O espaço em quadro para close é pequeno. E apenas em plano geral a cena de abre para que o telespectador possa ver a cena completa.

Em close ganhamos o rosto na tela, ou seja vale abusar de gestos e expressões faciais. Já em plano geral ou aberto, o corpo pode dançar, caminhar e isto pode fazer com que o trabalho tenha ganhos. Mais uma vez quem comanda o que vai ao ar, e quais quadros ao funcionais é a direção, mas é necessário fazer e refazer a mesma cena explorando ambas sequências que englobam apenas rosto e corpo.