Arte | Ondulações Abdominais

A prática da dança, Belly Dance exige ondulações do abdômen

Por Dani Pessôa

                                                     Imagem.: Divulgação

2204arte

As ondulações abdominais e toda movimentação circular utilizada na apresentação das bailarinas étnicas de dança do ventre, dão um glamour a seus shows performáticos.

Movimento básico desse estilo de dança, as ondulações podem ser sentidas corporeamente pela bailarina. No processo das ondulações já inserido o uso da respiração e contrações de dentro para fora; quando joga-se o ar ao expirar, o abdômen projeta-se para frente expandindo seu tamanho visivelmente, neste exato momento os órgãos são massageados. Quando fizer o movimento ao revés sendo de fora para dentro, nitidamente de baixo para cima expirando também, o processo é inverso e a massagem atribuída para outras partes e órgão corpóreos; pois cada movimento, nuances dos mesmos, significado e propriedade são únicos e representam algo.

De acordo com os estudos técnicos e teóricos da dança, desde sua antiga filosofia a Belly Dance, trabalha a fertilidade e tem uma relação muito grande com o útero. Portanto, mesmo que saibamos que ele está encaixado dentro de nossa bacia; por possuirmos uma estrutura física muito bem arquitetada, temos também que absorver todos os conhecimentos adquiridos e testá-los em nosso experimento de estilo que chamamos de ensaios.

Segundo a medicina, que considera o ponto de vista clínico com base em avaliar pacientes mediante a diagnóstico de exames, nossa anatomia e fisiologia contrapõem algumas das filosofias estudadas nesta arte. Porém; quando os conhecimentos se chocam, subentende-se que um coreógrafo deva considerar ambos os lados; clínico mediante a exames e a teoria da dança do ventre junto aos anos de dança em sua prática residente ou somatória naquele ritmo.

Conclui-se de fato que, há uma passagem de ar ao entrar e sair mediante o ato inspira e expira; isso dentro do time em oito para dança. Mas ao olhar das bailarinas a percepção do próprio corpo, é sentida quando ondulam o abdômen e tem o intestino massageado a cada movimento ondulatório, já que o útero está numa dimensão mais protegida. Este sutil movimento que exige força e dinâmica, além de tonificar todo abdômen, baixo ventre, cintura e cóccixs, trabalha a região pélvica aliada ao sacro.

O show performático em sua totalidade coreográfica, dão-se por movimentos belos desde sua anatomia e fisiologia até atingir aos olhares, mente e coração do público. Já a quem dança, é prazeroso e com isso aflora-se  toda sensação de sentir-se pelo auto toque e massagem.designer shoes copy Christian louboutin replica shoes cheap knockoff christian laboutin