Arte | O Jogo na Cena é Dialogar

Câmera, foco e tempo ágil

Por Dani Pessôa

Diálogo é um jogo de cena, principalmente quando enquadrado ao improviso. Para contracenar com uma personagem ou com olhar das câmeras, é necessário seguir alguns textos; pois o trabalho televisivo principalmente ao estilo dramatização, fica por conta do diálogo, no qual o ator recebe o script com roteiro na íntegra, entende a situação a ser gravada e com base no texto, improvisa dialogando frases convincentes a personagem criada momentaneamente para ação instantânea.

art3

O fato é convencer com naturalidade o público que assiste, e aos atores iniciantes que pensam em reproduzir a mesma cena situação, podem encaram o ato como complexo.

Porém aos atores que estudam os moldes de cada personagem, as colocando na bagagem profissional e preparam-se a este estilo de trabalho, quando as ações tornam-se uma constante, o interpretar entrando e saindo de cena, somado a troca e somatória de personagem em tempo real transformam-se em algo pequeno, e algo mínimo. Agilidade, tempo, memória, oratória e saber dialogar por diversas situações são questões sempre presentes neste estilo de trabalho. Dramatizar nem sempre é apenas interpretar o drama descrito no contexto, mas sim atuar fazendo uso dos detalhes, contando uma história real a ser reproduzida. Intensidade e transformações podem valorizar o trabalho, desde que sejam cabíveis a situação.