Arte | O foco do olhar

O olhar por quem olha

Por Dani Pessôa

                                                Imagem.: Show&Art

100215d

Não há uma métrica longa ou próxima, e sim uma conexão e desconexão ligada a cada fala da personagem interligada as marcações. Será que a cada palavras dois passos ou um passo, pausa e duas palavras, nem um e nem outro exemplo tudo está correlacionado à direção e ao olhar que este profissional dará ao texto. Mas existe de fato uma importância, o formato de mídia artística palco de teatro, tv, cinema, estúdio ou externa, tudo leva-se em consideração ao estruturar-se.

Um ator em cena e o foco nele, a iluminação também o foca nesse momento. Nesse time, marca-se um ponto concentra-se nele mas liga-se em todos os multi pontos criados visualmente na Idea do artista, podendo ser de improviso. O olhar do ator vai a um ponto da plateia, e chega podendo ser em sua direção expectador;  mas quase nunca à você e sim para você em termos de direção… Revelado este “segredo” que muitos perguntam … Me viu na plateia ? Resposta desvendada … O ver e olhar do ator é sentido no texto através das palavras; raramente vai enxergar reconhecendo, embora exista este momento. E este sentido quer dizer interpretação dar sentido ao que interpreta paralelo ao sentir as cargas emocionais da personagem, muitos sentidos fundidos.

Lidar com o texto ou coreografia junto ao grande público, meio as luzes e interações é como estar movimentando-se em um espaço gigantescamente aberto, sabendo que cada público é novo e cada focar será mais recente ainda. E por aí surgem novas dimensões.