Arte | Movimentos sinalizam leitura à nós

Corpo, mais que um estado físico

Por Dani Pessôa

São inúmeras as maneiras de entender o nosso corpo. Mas nem sempre as mensagens transmitidas por ele através de sutis sinais, são compreendidas claramente por nós.

Para identificar nossos sinais vitais e questões refletidas no corpo, precisaríamos entender nossa anatomia e fisiologia e além disso; estarmos focados à um treinamento e manter a mente em constante estado de alerta. 

Esse estado de alerta, deve ser a conhecida consciência corporal, a qual só adquirimos depois de anos de aula, quando colocamos a teoria na vida prática e passamos por metódicas repetições, com a finalidade de mudar o estilo de vida, inserindo tais itens na rotina para que assim; os movimentos fiquem naturais e precisos.

art39As pessoas que vivenciam em um mundo convencional, demonstram  nitidamente a complexidade desse fato para elas, junto ao não entendimento da importância da relação:  O que meu corpo quer dizer ? Já as pessoas que vivenciam um contexto artístico como os bailarinos, usufruem constantemente da ferramenta corpo que é o item essencial à identificação das causas ou seja; saber cada microdetalhe funcional.

Com isso, na ocasião da ocorrência por intermédio de um diagnóstico de

estresse muscular ou lesão, o profissional corporal terá maiores chances de recuperar-se já que; previamente identificou qual foi o pequeno descuido que o levou a obter um ganho negativo, podendo ser em maioria, a carga excessiva de repetições, o amplo alongamento e afrouxamento por parte das linhas corpóreas e musculatura.

No entanto sabe-se que um cansaço extremo dura 48 horas, período que o corpo deve repousar e passar por cuidados. Já a desvantagem, está contra quem não se dá conta da origem da dor , o motivo e qual foi o movimento que a causou. Por isso à aqueles que não tem uma consciência corporal aguçada, é preciso um acompanhando com base em orientação a cada fase que, queira desenvolver-se nos exercícios preparatórios à dança, a elasticidade , ao tônus muscular entre outras possibilidades de trabalho corporal existentes.