Arte | Moldes num Corpo Teatral

Postura focada em um Ator no Palco

Por Dani Pessôa 

artd

Espaço, Gestos e Movimentos  

Teatro também é um Signo interdisciplinar. Por meio dos sistemas  semióticos não- verbais  o corpo expressa sua linguagem naturalista. Essencialmente os códigos se constroem baseados a partir de gestos e voz . Esses fatores são responsáveis não só pelas performances, mas pela comunicação que deve-se estabelecer.

Os códigos de base: texto, voz e gestos são contextos culturais do espetáculo teatral e reportam-se para outros códigos como: movimento, tempo e espaço. Com isso há expansão de sistemas sígnicos : cenário, iluminação, figurino, sonoplastia e a movimentação cênica dos atores. Estes sistemas fundem-se complementando o que o espetáculo solicita.

Toda combinação deve-se a instrução ou ícones da montagem e criação do espetáculo sendo segmentados na cultura artística e literária, que nada mais é do que o ibope recodificado a mensagem desse texto antiquíssimo da cultura humana também legado as experiências sociais e individuais.

Porém a modelização teatral independe desses somente , códigos constituintes como linguagem. Considera-se muito os ilustres organizadores: gêneros e diferenciadas culturas. Esses traços divergentes  notáveis  fizeram com que o teatro se populariza-se ainda mais.

Voz Teatral      

Através desta ferramenta molda-se o texto em pleno vigor,  fazendo da obra uma energia real, presente e viva. Pela voz emitida na performance cênica falada, declamada, cantada ampliam-se o repertório interpretativo e dentro desse conjunto está inserida toda movimentação do ator.

Intensidade, ritmo de pronúncias das palavras, liberdade e interpretação através da enotação estabelecem signos diversos revigorando os conceitos e propostas da obra em cartaz.

Movimentação do Ator

Vivenciando a personagem no palco, ao representar o ator desloca-se pelo espaço cênico de acordo com suas marcações. Entradas, saídas, espasmos, stacatos, congelamentos e descongelamentos, jogos teatrais e todo processo tático ali produzido, hora marcado hora improvisado  junto aos elementos de cenário representam inúmeros signos.

Toda movimentação estabelece uma unidade do texto teatral relacionando e reorganizando as sequências dentro do espaço cênico.

Aos olhos do espectador, como leitor semiótico e técnicas utilizadas pelo ator para obter os diferentes focos de leituras do espetáculo, todo esse conceito é imprescindível ao formar uma opinião crítica e elaborada sobre o trabalho cênico desenvolvido.

 imitation designer shoes Replica christian louboutin shoes copy loub heels