Arte | Mãos, expressão em close no contexto étnico

Danças étnicas em movimento

z

Por Dani Pessôa

Detalhes que se notam nas mãos. Bem, isso é um item super requisitado ao dançar principalmente quando o estilo são as danças étnicas. Para esta matéria vamos focar os giros de mãos usados em dois ritmos que podem ser somados em uma fusão, e que ao serem vistos em performances confundem os expectadores, que não entendem o diferencial, ou seja; motivos das diferentes rotações.

Eis o truque básico para compreender! Na dança cigana, os dedos e punhos giram andeour ou seja para fora, já na dança do ventre tradicionalmente as mãos giram para dentro e a rotação dos punhos acompanham anatomicamente este movimento andedan, para dentro, ou seja o conhecido “Trago para mim, ao meu interior”.  

Ambos movimentos detalhistas andedan e andour em mesma posição mas de interpretação conotativa e compostas por sentidos e posicionamentos diferentes; são muito usados ao modismo do universo dos musicais, pois agregam amplamente os estilos, jazz dance e musical e em coreografias livres que sublimam uma mensagem cênica no contexto sensual ou animado, tal gestual é extremamente bem –vindo !   

Imagem.: Programa Show&Art