Arte | Mãos, estas marcam a fala

Gestual do corpo, compõem elemento vocal

x                                                                                                                     Imagem.: Programa Show&Art

Por Dani Pessôa

A expressão das mãos pode marcar e caracterizar uma pessoa. Estudando a genética, por índices hereditários se formos citar os descendentes de Italianos percebemos que os mesmos trazem com característica básica gesticular com as mãos a cada fala. Por isso existe a seguinte indagação, “se fóssemos amarrar as mãos daquela pessoa ela não fala”.

Cada raça traz em si, uma postura corporal junto a fala em contexto geral; ritmo, voz, entonação, volume, pausas ou ausência de uma dessas características. A composição da fala na verdade apresenta outros elementos, mas estudar os detalhes de cada um, é algo verdadeiramente complexo.

O corpo em postura ereta e voz junto a fala, geram um tipo de postura corporal cênica e pessoal é algo rico de detalhes mínimos e interligados. Ao mesmo tempo que podem ser desvinculados para uma ação, são complementares e uníssonos em grande situações. E você já notou se fala com as mãos ?