Arte | Jazz a cena

Rebolar com fluência expressiva

Por Dani Pessôa

Rebolar é um movimento considerado simples e fácil correto ? A resposta é não. Uma rebolada para a dança sempre deve ser pontuada com o formato redondo; sendo 360 graus a inteira ou meia rebolada, quando os quadris trabalham pélvis e bacia projetando o movimento para frente ou atrás e apenas passando as laterais direita e esquerda. Modos para fazer são inúmeros, mas fazê-la por completo com técnica exige treino e observação.

DppPara a rebolada ser redondinha, enquadrando-se no estilo dançado, é preciso ter vivência na escola dançante do jazz. O estilo, tempo, número e contagem proposto difere-se do axé algo comum e popular nos canais massivos.

Popularizar uma dança de forma suave intensificando ao entendimento da dinâmica pedida nos musicais diversos, floreando ritmos e somando a cultura, apresentando passos e movimentos do jazz, a novos estilos e gêneros coreográficos e performáticos.   Isso gera novas características a arte do artista e da obra.

Uma bela dica é notar as fluências nos movimentos, e quando o movimento é rápido dependendo do ritmo torna-se brusco, com isso a fluência é perdida. Já a maior fluência necessária ao lento sempre é mais mostrada, vista pela leveza e extensão com respiração e extensão do movimento e conota toda expressividade.