Arte| Fotografia Artística

Diferencial e Tendência à Exibição

Por Dani Pessôa 

Produzir uma Foto é mais complexo do que se imagina. A Fotografia é uma Produção Jornalística em termos ilustrativos e Artística em termos de Criação e Composição de Imagem. O olhar Fotográfico vai além de um clique. Para uma foto acontecer; é preciso criar a cena, congelar movimentos eternizando o tempo, e isto faz história.

Uma foto define seu Perfil Físico à trabalhos televisivos e cênicos de modo geral, esta estampa seus traços e tem finalidade Comercial.

Express

Tendência atemporal é o gênero FotoJornalismo Artístico ou Artístico Cultural, que é uma tendência em dimensões, estilos, conceitos e técnicas as imagens produzidas. As mesmas podem ser registradas em circunstâncias diversas; portanto o casting fotográfico a este segmento é amplo.:  Fotos arte abstrata, naturalistas, comerciais, publicitárias, cinematográficas, familiares, religiosas, eventos, locações, estúdio, externas são comuns de serem estampadas na Mídia e Imprensa.

Interpretação, Dramatização, Expressões diversas e Espontaneidade  entre outros elementos, caracterizam estes estilos de produções fotográficas que seguem em alta no mercado. É Coll aos registros da  expressão artística, denominado dentro do conceito artcult.

Diferencial é o que o mercado requer e exige ao analisar uma foto bem produzida. O Mercado é composto por profissionais como Fotógrafos, Jornalistas, Ilustradores, Documentaristas,Críticos, Bookers, Agências Publicitárias com Casting de atores e modelos, Produtoras Cinematográficas, Assessorias de Imagem, entre competentes olhares com potencial determinante para expressar seus crivos críticos, à uma produção audiovisual fotográfica.

A Foto requer alguns elementos e traços artísticos precisos como; composição de cena, luz, enquadramento, expressão, e muita criatividade , ousadia aos ângulos, e múltiplos talentos principalmente à produção de Foto Artística, que expressa por parte do Fotógrafo Profissional, as ênfase à um olhar e direção cênica.

Determinante é o Conceito ! O olhar ao ver uma Foto, e Identificar sua forma de Produção. Entenda …

Uma Produção Fotográfica, é criada a partir de um objetivo, pois; uma foto é um processo de construção e composição artística, Foto também é obra; não é um clique no sentido de centralizar e apertar um botão a esmo.

Para fotografar é necessário especialização embasada ao estudo; além de seguir padrões e tendências de mercado as quais; deve-se respeitar por conta dos parâmetros, entendendo-os e os valorizando. Refletindo sempre sobre o resultado final, modo de exposição ou Veículo de Imprensa a ser Exibido; ou ainda, à quais Produtoras o “produto foto” será direcionado.

Notória é a diferença de uma foto com produção de um Profissional aliado à um equipamento equivalente a este porte.

Se tratando apenas dos  equipamentos Câmera, e jogo de  lentes, que geram fotos as quais; potencializam sua imagem, revelam expressões e os mesmos são registros eternos em alta qualidade e definição; tecnologia superior a quaisquer ferramentas de uso constante por leigos, ou pessoas que querem registrar um acontecimento momentâneo fora do contexto fotografia profissional.  Celulares e máquinas fotográficas são típicas vermos circulando no cotidiano. Mas acredite, Foto Profissional é o que há de melhor em termos de Produção; a diferença é impressionante.

E os registros não profissionais, trazem desvantagens tais como; aquelas que já sabemos ;estas não permanecem na história; por possuírem memória curta, qualidade inferior. Por parte das pessoas, que não conhecem o universo da Fotografia,  existe a persistência do ato experimental de apertar o botão, “tirando foto”, o ato “Tirar Foto” simboliza captar aquele instante para tê-lo como referência à uma reprodução; a Selfie se enquadra neste formato; ação que difere-se do ato, clicar o cursor de uma câmera profissional produzindo uma Foto composta e dirigida com todos os parâmetros em quadro,  registrando a verdadeira essência da Fotografia.

Referência no Mercado .: SHOW&ART PRODUÇÕES “FOTOGRAFIA”

(11) 9.8687-3971 Unidade São Paulo

(14) 9.9701-0104 Unidade Jaú