Arte| Dedicar-se por toda vida

Do estudo contínuo ao eterno

Por Dani Pessôa

                                                            Imagem.: Show&Art

250815d

O universo aos estudiosos do campo das artes é amplo e complexo. Muitas vezes a teoria que embasa inúmeros conhecimentos,  é adquirida depois de muito estudo e diversos tipos de leituras aplicadas. Após tanto raciocínio chega o período laboratorial, no qual temos a oportunidade de experimentar colocando em campo nossas ideias e criações em questões;  nos proporcionando chances aos erros de algumas produções, ato falho que ocorre ao trilhar o aprendizado. Compactar arte, desfragmentá-la e todo processo de construção é árduo mas de grande valia.

A quem deseja ler interando-se de uma pitada desta sensação, que só sabe de verdade quem a vivenciou; pode mergulhar nesse universo, arriscando-se por conteúdos de disciplinas base as artes cênicas. Leituras nos auxiliam a entender de forma prazerosa parte da teoria inicial e essa formação conceitual soma ao produzir e criar. Devemos ter em consciência, que mesmo ao digerir esse processo teórico, tais temas são apenas o pico do iceberg perante ao conhecimento que nos é necessário durante a vida artística.

Presentes nas ideias base conceituais, se fazem estas referências bibliográficas indicadas a quaisquer tipos de público leitor .: História do conceito. Formas, gêneros,técnicas. Periodização. Arte pré-histórica (c. 25000-3000 a.C). Arte antiga (c. 3000-300 a.C). Arte clássica (1000 a.C-300 d.C). Arte Medieval (c.300-1350). Arte na Idade Moderna ( c. 1350-1850). Arte contemporânea (c.1850-atualidade). Historiografia da arte. Crítica de arte. Sociologia da arte. Psicologia da arte. Conservação e restauro.

É aconselhável ao estudar através da leitura de livros, ter como material de apoio as referências e ligações externas caso utilize como ferramenta o método internet. Aprimorar-se é uma técnica prática e aplicada com duração eterna.