Arte | Dança Flamenca

História da Dança ritmada pelos pés

Por Dani Pessôa

                                                                  Imagem.: Divulgação

1706

Em class Flamenco Dance, quem nunca ouviu a combinação da tabla de piés.: planta, tacón, tacón ?

Entre toda estrutura rítmica envolvida, nesta dança folclórica não há influências dos coreógrafos; pois o ritmo é para o próprio prazer de seus executantes, mostrando características e peculiaridades do meio-ambiente, além do temperamento de um povo; e do desenvolvimento de um grande controle muscular abdominal, costal e da coluna vertebral.

A dança flamenca é a que mais revela as influências deixadas pelos árabes e ciganos, estas unem a dança oriental com folclore ocidental. Tal concentração de movimentos dos quadris, costas e braços criam a atmosfera de sensualidade e mistério tipo oriental, já os sapatos a rapidez as batidas dos pés e as palmas das mãos, são expressões ligadas a dança ocidental.

Em sua originalidade, o flamenco consistia no canto “cante” sem acompanhamento, depois introduziram o toque de guitarra, palmas, sapateado e dança “baile”. Outros instrumentos também fazem parte da cultura, são eles.: canjón – caixa e castanholas.

O sapato espanhol chamado Taconeio, é um criação dos espanhóis e a partir daí tudo começa com simples batidas dos pés, evoluindo para técnica em que o calcanhar e a sola dos mesmos, batem separadamente ou conjuntamente dando brilho a dança. Já o novo flamenco, é uma variação pelo ritmo ter sofrido influências da música moderna, com acréscimo de .: salsa, rumba,rock, jazz e pop.copy halston dress christian louboutin replica cheap loubiton faux