Arte | Corpo o Instrumento

Linguagem Corporal do individual ao coletivo

Por Dani Pessôa

art

Afinando um Corpo

Nosso corpo é muito mais que o principal instrumento de trabalho. É nele que estão  presentes nossa voz, memórias, inteligência cinestésico-corporal, estímulos, espasmos, stacatos  entre outros componentes importantíssimos que nos auxiliam ao exercermos nossas performances.

Além de treinamento, aquecimento e alongamento devemos dormir bem priorizando um sono qualitativo visando sempre: manter uma alimentação regrada com ingredientes que realmente o corpo necessita.

Para profissão estes entre outros fatores são prioridade, já que vivemos expostos as nuances climáticas naturais e artificiais a todo momento. Sem regras muitas vezes sistemáticas, em épocas de intensa atividade professional,  alguns componentes dessa máquina chamada corpo pode vir a falhar; ou seja não consegue-se com o passar cronológico do tempo repetitivamente manter o tão almejado record dos quase 100%. Já que tudo influência, as técnicas devem estar alinhadas e além do mais devemos estar sempre treinando e buscando por progresso, tendo em mente desenvolver-se e aprimorar tal canal de comunicação.

 

Linguagem do Movimento

Apreender a comunicar-se com o corpo é algo possível. Assim como utilizamos a fala por meio da voz e emissão de sons como canal de comunicação devemos saber o momento certo de expandir esta lingua para toda extensão corporal. A Linguagem não- verbal ou seja corporal representa basicamente 93% de nós, enquanto 7% são destinados a expressão vocal e verbal.

Se pararmos e observarmos quem fala é nosso corpo por movimentos e gestos, e a fala acompanha na tentativa de expressar as situações. Porém muitas coisas como emoções, sentimentos não exprimimos e nem definem-se através da fala mas é no corpo que notamos os registros dos primeiros sinais e efeitos vividos ou sofridos por esses comportamentos que direta ou indiretamente nos afetam.

 

Individual ao Coletivo 

Nosso corpo é sistematizado. Toda essa estrutura que carregamos seja física, emocional, psíquica, mental são sempre diferentes em termos de pensamentos e sentimentos que coletivamente somam-se em ideias e transformam-se em insights.

Adquirir  e experimentar novas experiências corporais respeitando seu time individual faz com que haja grande possibilidade de destaque quando o direcionamento do trabalho é o coletivo.

Ter suas características e conhecimentos e poder compartilhá-los traz muitos ganhos em diversos os sentidos; pois as pessoas raramente estão abertas a linguagem corporal num todo. Por falta de treinamento ou conhecimento se retraem em momentos do qual deveriam expandir-se e extravassar energia.

Em qualquer trabalho artístico, mesmo sendo amador aprendemos desde cedo que dependemos um dos outros na vida e na arte. Este gosto de saber compartilhar, valorizar, apoiar o momento exato que desvendamos um ponto chave preciso ou não, é ação certa de que estamos a caminho de descobrir algo na linguagem corporal,  amadurecendo o campo de pesquisa nível a nível a todo momento. Mesmo quando preparados e aptos profissionalmente para tal modulo, não podemos desfocar do nosso objeto de estudo e pesquisas : o corpo, nosso mais complexo instrumento na produção e criação artística.faux louboutins catenita slingbacks Replica Christian Louboutin Shoes US luxury shoes faux