Arte | Concentração para Ação

Time, o corpo elaborando-se

Por Dani Pessôa

                                        Imagem.: Show&Art

140715d

O fato de concentra-se é um ato de extrema importância aos artistas. Por diversos segmentos, é nítido o foco desta ação técnica nos artistas performáticos . Ter alguns minutinhos para si faz com que o pensamento e as energias corporais, possam ser automaticamente organizadas e em fração de segundos aplicadas em cena.

Um time em silêncio para o artista antes da apresentação faz o corpo e mente do mesmo entrarem em sintonia, e este pequeno estímulo solitário é popularmente chamado momento de concentração. Estar concentrado auxilia na execução de cada detalhe da ação, seja ela falada, dançada ou representada por outros estilos e formas de interpretação.

Concentrar-se é permitir que corpo e mente nivelam-se em total equilíbrio; pois as funções corporais interligadas a lógica e ao raciocínio criativo e espontâneo, estão conectadas ao texto e improviso e essas ações ligam-se as expressões de corpo e fala.

Logicamente existe uma estratégia para o bom funcionamento desses mecanismos; materiais de trabalho artístico. Porém, não existe uma sequência de qual elemento opera-se primeiro; o corpo trabalha simultaneamente em conjunto, e a técnica da concentração permite esta organização automática de o quê e o como fazer a cada time em cena. Sem que o artista calcule esse script de raciocínio estratégico, todos antes de estarem em cena, tem a consciência que esta energia que circula pelo corpo e mente proporcionam caminhos existem ali dentro de si.