Arte | Concentração Cênica

Um momento para si

Por Dani Pessôa

artigo

Concentrar-se as vezes parece uma ação completamente impossível quando a poluição sonora invade o ambiente que estamos. Ter a capacidade de desligar-se dos ruídos do cotidiano para focar as energias e organizar os pensamentos é uma tarefa a ser treinada constantemente.

Focar intensamente o fluxo de ideias enquanto inspirados é uma necessidade primordial para realizar qualquer  trabalho cênico.

Ler  é um ótimo exercício para ampliar a memória e conquistar a concentração. Ao lermos nossa respiração se mantém na maioria das vezes tranquila, e nos picos de emoção intensiva a dimensão e armazenamento de conteúdos se anexam em nós, integrando o repertório de conhecimento que adquirimos ao longo da vida.

Isolar-se para Encontrar-se

Para criar ou se apresentar é fundamental estar concentrado. Isolarmos-nos por alguns instantes antes da apresentação,  faz com que a performance flua naturalmente obtendo êxito, resultado sempre desejado.

Porém,  antes de isolar-se de tudo e todos que o cercam utilizar como scape uma música que nutra o time e temperatura incorporada para tal trabalho é uma ferramenta infalível para grande maioria dos artistas, mesmo antecedendo o aquecimento. Vale lembrar que isso é uma variável dependendo muito do roteiro que se tem a cumprir.

Concentrar-se para muitos nada mais é do que o silêncio de seu eu interior, um momento que poderíamos chamar de  para mim ou eu comigo  mesmo. Só sabe o que se sente ao concentrar-se quem experimenta  e permite-se adestrar-se da mesma.

A busca pela concentração é uma inconstante sem fim. Ela faz parte do cotidiano e nem sempre temos um longo período para que se faça presente. Às vezes é difícil do corpo e mente compreenderem isso, treinar usando artifícios como regar-se de boa música e diversos estilos de leituras para que o artista seja bom de texto, amplia os ganchos de estudo permitindo que vivencie intensamente o ato de refletir consigo a ação a ser praticada: interpretar, dançar, cantar, escrever, criar.  Como a vida imita a arte e nos surpreende o profissional  é um ser humano como outro  qualquer . Estar treinado facilita para que mesmo  de improvisso  saque o foco que a obra e roteiro solicitam. A concentração total ou parcial convicção, fará com que você consiga  intensificar a neutralidade conquistando uma certeza:

Estou pronto para o palco ! Mas … Será ?

Assim como na vida nada é perfeito!

Esta afirmativa não é uma regra.  Mas somente pelo fato de ser artista é que buscamos  pela perfeição insistentemente  a cada trabalho. Doar-se colocando o melhor de si, de suas aptidões e técnicas que a longo prazo ou previamente estudou . Porém o fato é,  por mais sucesso que tenha havido em uma apresentação a fé cênica presente em qualquer  artista  analisa minuciosamente as possíveis falhas para lapidar-se em uma nova performance trazendo a seu público o naturalismo.

Um instante para concentrar-se é o que todos nós artistas precisamos antes de iniciar o trabalho; já que na maioria das vezes o time é curtíssimo para o processo criação – apresentação.

Ao subir em um palco é preciso reunir as energias,e às vezes retomar alguns minuciosos detalhes. Antes mesmo de qualquer apresentação é ideal usar este momento de grande valia para aquecer o corpo e voz de forma gradativa. Usar este momento para relembrar as principais marcações que mais exigem vigor e tônus por parte do artista o ajuda na execução de sua performance cênica.imitation christian louboutin sneakers Replica Louboutin imitation louboutin shoes with red soles