Arte | Cápsulas de Criatividade …

O início da criação em seus diversos processos

Por Dani Pessôa

dani2_artigo7 

Compondo a criação …

Elaborar, manifestar, expressar , comunicar-se com o universo ou até mesmo somar na arte de alguma forma é estar contribuindo para as pessoas enquanto na condição  humana  e em consciência coletiva.

Tendo como função produzir uma obra, o artista inicia seu trabalho  com a ideia. Esta se torna seu ponto de partida; pois é de uma única que outras nascem podendo até modificarem  a estética e conceitos pré- estabelecidos em sua mente.

Criação envolve um amplo conjunto para obtenção do produto final.

 

Ideias … Como e a que momento ?

Com o tempo, essas integram um processo de armazenamento em nossa bagagem. Quanto mais o artista desenvolve-se nos estudos, com maior habilidade consegue agir mediante o parâmetro escolhido. A medida que ele é levado a adquirir novos conhecimentos usa como ferramenta conteúdos técnicos e práticos: pesquisas científicas, filosóficas, antropológicas, entre outros que se adéqüem a sua criação estas ultrapassam o segmento de mercado estratégico.

Não existe hora exata  e nem local as vezes basta um olhar para natureza ou a seu redor que o processo criativo começa aflorar-se num fluxo contínuo e time genial , ou seja a tão conhecida inspiração origina-se neste momento.

 

Criação instantânea ou momentânea

Criar uma ação! Esta pode ser uma das incógnitas reveladoras sobre o processo da criação que costumeiramente vai sendo construído passo – a- passo. O ato de criar é gerar uma obra que tenha a função de fazer o outro sentir ou refletir algo. Para criação ser momentânea é preciso ter ideia ou seja uma teoria, que é gerada através do conhecimento e aplicada se transforma em até insight. Após essa ação-reação de raciocínio intelectual e emocional está a inspiração.

O artista inconscientemente é generoso, pois ao criar ele visualiza  imaginando algumas vertentes de sua obra.

 

Tempo para Criar  X  Interrupções do Fluxo Contínuo de Ideias

Se tratando de arte, o tempo nem a perfeição total existem. Um artista se reinventa e cria várias vezes até ter convicção de que ainda é possível aprimorar sua obra utilizando infinitos caminhos que lhe darão resultados e sensações completamente diferentes. Interferir na criação é necessário para materialização deste processo.

O diálogo se estabelece por meio de ações e reflexões, atingir alguém mesmo sendo uma única pessoa faz o sucesso da obra e satisfação do artista. Também durante este êxtase de emoções pode surgir uma temática para sua nova criação.

As sensações funcionam como fuga, isso possibilita o dinamismo dentro da arte. Explorar as dimensões, profundidades e levezas faz com que o trabalho seja um pensamento concretizado.

 

Ter jogo de cintura na Arte

Essencial na vida de um artista é ter jogo de cintura e literalmente rebolar conforme a música. Se tratando de arte autoral, nem sempre é possível desenvolver sua arte cem por cento da maneira como gostaria. Da mesma maneira que a vida imita a arte, na vida artística também surgem empecilhos como pouco tempo para desenvolver o tema e criá-lo.

Deixar de manisfestar-se com seu eu interior naquele momento não pode ser considerado como uma frustração. Jogo de cintura é justamente ser testado a todo momento por circunstâncias da vida. Importante mesmo é, utilizar o improviso de forma calculada tendo a capacidade de guardar as boas emoções a partir uma obra criada, e para aquelas que ainda quer realizar aguardar a oportunidade exata para resgatar as ideias. Pois na arte são poucas as ideias descartáveis.

 

Qual mensagem o artista deseja transmitir ?

Seu trabalho, sua verdade seus anseios e vontades. Lidar com processo de criação a sua maneira, faz sempre com que ele sinta algo positivo que some na vida das pessoas contribuindo de alguma forma.cheap louboutin fauxs Cheap Christian Louboutin replica platform red bottom shoes