Arte | As na criação de um Corpo Artístico

"Axis Syllabus" o AS na prática da Dança

Por Dani Pessôa 

as

O corpo como instrumento da manifestação artística 

Axis Syllabus (AS) refere-se a uma técnica de treinamento interdisciplinar que disponibiliza grande gama de habilidades e conhecimentos no segmento do sistema artístico e médico de orientação.

Suas aulas são desenvolvidas com bases em estudos da anatomia humana, da biomecânica, da cinesiologia, da física aplicada ao movimento.
Nesse método, pratica-se movimentos naturais do qual o indivíduo se torna mais seguro, já que seu corpo é educado somaticamente.

Criação

Mediante a interligação EUA, e Alemanha com o Brasil o AS tem como criador e divulgador Frey Faust.Frey. que baseado em mais de vinte anos de estudos sobre diversas técnicas corporais inseridas na dança, priorizou a movimentação e a preservação do corpo enquanto unidade biológica saudável. Estabeleceu também, os princípios articulares e motores atuantes no corpo. Essas, estão relacionadas  externamente e internamente.

Definido por ser uma nova linguagem autoral dentro da metodologia contemporânea, articulada em poéticas coreográficas da dança unida nas dimensões estéticos e culturais.

Dimensão Espacial do Corpo

Com uso de planos e eixos para descrever a disposição e dimensão espacial de um corpo, deciframos que na dança o conceito de dimensão e espaço parte do princípio da orientação assim como; o corpo movimentando- se. Para que quaisquer movimentos se realize temos presente a dinâmica e tempo, isso resulta em fisio- dinâmica.

A gramática da fisio- dinâmica

Abrangendo movimentos clínicos e empíricos dentro de um sistema simbólico que descreve o corpo em movimento, estabelece parâmetros fisio – dinâmicos e anatômicos.

Seu nome ( AS) origina -se de um sistema médico do qual orienta os planos e eixos com a finalidade de descrever as dimensões totais do corpo e sua disposição no espaço.

Uma articulação necessita de direção geral. Estas podem estar em vários planos: superfície, secção tranversa entre outros existentes.

Conquistando o eixo de equilíbrio …

Pelas leis da física só consegue girar quando foca-se o olhar a um ponto fixo e o corpo encontra seu eixo de equilíbrio. A boa articulação se faz presente mediante esses itens, que se tornam automáticos com treinos dentro de um segmento no qual  movimenta-se.  O eixo nada mais é que um ponto em torno do espaço. Depende totalmente dele para que uma articulação ou segmento se mova agilmente realizando giros, piruetas, saltos. Manter este foco no olhar garante a direção e marcação determinada dentro de uma sequência coregráfica. Entre inúmeras técnicas inseridas a essa, o eixo ou ponto fixo de foco( P.F) e o ponto de concentração (P.C) são interligados e primordiais.

Vale lembrar, que usa-se esta linguagem de abreviações em  planilhas coreográficas. Entre tantas funções,  este artifício auxilia os bailarinos a estudarem suas sequências na prática.

Praticando o AS

A dança produzida no Brasil entra em contato com outras linguagens de movimentos. Isto faz com que proporcione conhecimentos específicos e crescimento profissional além do desempenho geral artístico. Artistas cênicos, bailarinos, artistas circenses, artistas performáticos, yoga, pilates, atletas, capoeiristas, fisioterapeutas, estudantes de movimentos devem praticar esta técnica que não exige experiência demasiada, neste método é notável sua desenvoltura corporal em iniciantes.high quality faux shoes christian louboutin Cheap Christian Louboutin imitation cristian loboutin