Arte | Atuar o traçado

Gênese, uma importante apoio à cena

jj

Por Dani Pessôa

Criar uma gênese, em um ou outro formato resumir-se em condensar características informativas, sobre uma pessoa fictícia ou seja a personagem. Criar e elaborar um alguém que existirá somente no futuro, sendo assim a partir do momento da conclusão desse texto denominado gênese.

Uma gênese em maioria é muito utilizada pelo segmento dos atores, já que em um espetáculo teatral um profissional das artes interpreta várias personas em única obra e data; porém em curtos times. Aconselha-se formatar uma gênese esqueleto, com poucas laudas, que descreva detalhes peculiares e unas características bem pessoais, para que a partir desse ponto haja a criação do corpo e postura em cena.

A base para alguns dados positivos e negativos que devem ser traçados neste texto à obra, podem ser encontrados e justificados na psicologia do ator. Por isso o escritor, ator e diretor devem ter uma gama de conhecimentos, dominando os temas simples esmiuçando as complexidades e desafios do papel ao palco, um caminho processual.

Imagem.: Programa Show&Art