Arte | A quem vê a cena

Do lado de fora o olhar de dentro

Por Dani Pessôa

Improvisar em cena é um dos desafios diários na vida de um ator. Seja no palco, ou principalmente focado na tv o improviso por meio da naturalidade e espontaneidade, é um dos elementos técnicos porém ; visualmente mais prático. E o ato por meio do improviso torna a cena mais dinâmica na somatória do trabalho, o qual envolve texto, ângulos por intermédio das câmeras, figurinos, entre outros atributos que contribuem ao resultado final da obra.

art1Estar em cena vai além do fato de emprestar ao ato, sua figura humana o qual inclue corpo e voz; pois quem está ali presente na ação é uma personagem por isso a profissão denominada atriz; já que a maioria das pessoas que cercam estes profissionais a enxergam limitadamente como pessoa comum, a exemplo ; o tal que frequenta um local aqui ou ali.

Personagem é algo a ser interpretado, um ser escrito, criado exclusivamente a ficção que pelo público massivo não deve ser confundindo com o profissional ator. Mesmo tendo consciência que por trás do profissional ator existe as vertentes, como pessoa e como profissional. Atuar para uma cena é algo momentâneo que renova-se constantemente a cada trabalho; pois as personagens vão e vem. O melhor de poder representar, é o ato de superar a última personagem, fazendo com que sua imagem de ator esteja presente no registro visual do telespectador por sua interpretação atual.